
Como lidar com a perda auditiva no contexto de trabalho
Como sabemos, a perda auditiva vem com alguns desafios acrescidos para os profissionais, principalmente os que trabalham em ambientes ruidosos em que a comunicação é mais difícil. No entanto, sofrer de perda auditiva não deve significar uma diminuição de produtividade ou um aumento de stress.
A comunicação saudável é a base para ultrapassar qualquer dificuldade, por isso não deve ter problema em comunicar com os seus colegas de trabalho sobre a sua perda auditiva. Pequenas mudanças no seu ambiente de trabalho podem melhorar o seu rendimento e manter o ritmo de trabalho.
Comunicar com os seus superiores e colegas acerca do seu problema auditivo poderá alavancar mudanças no local que amenizem quaisquer obstáculos de comunicação, como por exemplo o fornecimento de aparelhos que auxiliem a comunicação ou a atribuição de um local de trabalho numa área menos ruidosa.
Eis algumas dicas que pode passar aos seus colegas para que a comunicação seja facilitada:
- Pessoas com perda auditiva tendem a ouvir melhor pessoalmente do que por telefone;
- Incentive os seus colegas a recorrer a dicas de contexto quando conversam (expressões faciais e linguagem corporal são um exemplo perfeito);
- Se não for possível reunir pessoalmente, é preferível que lhe enviem um email ou mensagem do que uma chamada via zoom, a menos que haja legendas instantâneas;
- Peça aos seus colegas que falem sempre de frente para si e num tom de voz calmo e direto.
Alguns pacientes sentem-se constrangidos e optam por não falar sobre a sua perda auditiva aos seus colegas e empregadores. O nosso conselho é que estabeleça desde o início um diálogo aberto, promovendo a compreensão sobre o problema.
Se está a ler este artigo e não sofre de perda auditiva, mas convive com alguém que tem uma deficiência auditiva, estas dicas irão certamente ajudá-lo a comunicar melhor com o seu colega.