A perda auditiva de alta frequência
Um dos tipos de perda auditiva mais comuns é a perda auditiva de alta frequência. Em termos simples, isto significa que a perda auditiva se caracteriza pela dificuldade em ouvir os sons mais agudos, como as vozes femininas e de crianças.
A perda auditiva de alta frequência pode manifestar-se em qualquer idade mas é predominante em adultos mais velhos que sofrem de perda auditiva relacionada com a idade.
Os principais sintomas da perda auditiva de alta frequência são:
- Dificuldade em ouvir vozes femininas e de crianças;
- Deixar de ouvir o chilrear dos passarinhos;
- Determinados sons de letras são quase inaudíveis;
- Consegue ouvir o seu interlocutor mas não consegue compreender.
Os pacientes com perda auditiva descrevem frequentemente que o som de fala parece abafado, principalmente se estiver a ouvir através do telefone, na televisão ou a comunicar em locais barulhentos.
O diagnóstico de perda auditiva de alta frequência pode ser feito através de um teste de audição comum, que poderá fazer na Acusis. O profissional de saúde auditiva poderá diagnosticar o nível de perda e perceber se incide num ou em ambos os ouvidos.
O tratamento da perda auditiva de alta frequência por norma é feito com recurso a aparelhos auditivos. Como quase todos os tipos de perda auditiva,a perda de alta frequência é irreversível mas os pacientes que utilizam aparelhos auditivos têm resultados muito positivos.
Se sente que sofre deste ou outro tipo de perda auditiva, marque já a sua avaliação auditiva connosco.