Conselhos eficazes para evitar a perda auditiva em 2020
A perda auditiva é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo e a tendência é que continue a crescer. O envelhecimento, a exposição a ruído excessivo, problemas genéticos, doenças infecciosas e uso de certos medicamentos são algumas das possíveis causas da perda auditiva. Porém, este é um problema que pode ser prevenido. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade de todos os casos de perda auditiva poderiam ser evitados.
Neste artigo, sugerimos algumas ações simples para proteger os seus ouvidos de danos.
Evite ruído excessivo
Uma das mais comuns causas de perda auditiva é a exposição a ruído excessivo. A melhor forma de prevenir a perda auditiva induzida por ruído é, precisamente, evitar estar exposto a barulhos extremamente altos. Exemplos de ambientes em que existe ruído acima de 85 dB são concertos, discotecas, eventos desportivos, manuseamento de ferramentas elétricas e armas de fogo.
Cuidado a utilizar fones de ouvido
A OMS estima que um bilião de jovens irá sofrer de perda auditiva no futuro devido à utilização incorreta ou excessiva de fones de ouvidos. Devem ser privilegiados os fones com cancelamento de ruído, não exceder a utilização de uma hora seguida e não usar os dispositivos a mais de 60% do volume máximo.
Mantenha os ouvidos secos
O excesso de humidade nos ouvidos pode fazer com que as bactérias entrem e causem danos ao canal auditivo. Seque sempre os ouvidos com cuidado após tomar banho ou nadar. Se sentir que tem água nos ouvidos, incline a cabeça e deixe a água sair. Pode também utilizar tampões específicos para natação.
Não utilizar cotonetes
Usar cotonetes para limpar os ouvidos é desaconselhado pelos profissionais de saúde auditiva. Ao colocar um objeto dentro do canal auditivo, corre o risco de danificar partes sensíveis, como o tímpano, e causar perda auditiva. Se tiver excesso de cera nos ouvidos, deve limpar a orelha externa delicadamente com uma toalha húmida.
Evite medicamentos prejudiciais à audição
Alguns medicamentos que usamos regularmente como a aspirina e ibuprofeno, bem como alguns antibióticos e remédios quimioterápicos, são ototóxicos. Quando são tomados em grandes dosagens e por um longo período de tempo, representam um risco para a saúde auditiva. Deve sempre confirmar junto do seu médico se o medicamento que lhe é prescrito pode trazer danos à audição.
Faça exames auditivos
Deve incluir os exames auditivos no seu check-up de saúde anual, principalmente se está exposto diariamente a ruído ou tem mais de 60 anos. A perda auditiva desenvolve-se gradualmente e, como tal, fazer exames anualmente, pode permitir identificar o problema na fase inicial. O diagnóstico precoce promove que se tomem medidas de tratamento o quanto antes.
Todos estes comportamentos devem ser associados a um estilo de vida saudável, uma alimentação correta nutricionalmente e prática de desporto. Se suspeita que sofre de perda auditiva, marque já uma avaliação na clínica Acusis mais próxima de si.