Cuidados a ter com a saúde auditiva durante a pandemia
A pandemia mundial de Covid-19 fez com que muitas pessoas tivessem medo de recorrer a serviços de saúde com receio de se infectarem com o vírus. As idas ao médico diminuíram e também a saúde auditiva sofreu com isso.
Apesar de termos passado grande parte do ano confinados, nada justifica que a saúde seja deixada para trás. Como tal, hoje deixamos-lhe alguns conselhos de cuidados a ter com a audição em tempos de pandemia.
Quais os principais cuidados a ter?
Em primeiro lugar, deve começar por ter todos os cuidados recomendados pela DGS (Direção-Geral da Saúde) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde): usar máscara de proteção, lavar as mãos com frequência e manter o distanciamento social.
Apesar de não existir evidência científica suficiente que comprove que a Covid-19 afeta especialmente o aparelho auditivo, foram relatados alguns casos de surdez súbita, que por vezes acontecem como consequência de infeções virais, como é o caso do novo coronavírus. Seguem mais alguns cuidados que deve ter:
Limitar o uso de Auscultadores e Auriculares
É normal que durante o confinamento o uso de auscultadores se tenha tornado mais frequente. Isto deve-se principalmente à mudança de atividades presenciais para atividades virtuais, tais como o teletrabalho e a telescola. Assim que possível, tente limitar a exposição prolongada e excessiva a ruído, pois pode causar problemas auditivos. Não se esqueça da regra dos 60/60: os especialistas recomendam não ultrapassar o volume acima dos 60% e o período de 60 minutos. Faça pausas e descanse do som a cada hora.
Cuidado com o Ruído
Estar em casa por vezes leva a uma melhor percepção de ruídos externos que, dependendo do grau, podem causar problemas auditivos. Tenha cuidado e caso esteja na presença de ruídos de volume alto, use proteção de ouvidos. A exposição ao ruído é uma das maiores causas de perda auditiva.
Trate o Zumbido
O zumbido não é uma doença, mas um sintoma de vários outros problemas e um dos principais sinais da perda auditiva. Existem vários tipos de zumbido, tais como o objetivo e o subjetivo, todos diferentes. Se sentir que sofre de zumbido, procure a ajuda de um especialista.
Não deixe de ir ao médico
Os prestadores de cuidados de saúde são locais seguros. Não deixe de cuidar da sua saúde por receio do vírus: cumpra todos os cuidados e escolha profissionais de confiança, como a Acusis. A saúde deve sempre vir em primeiro lugar.