Dicas para escolher o restaurante ideal se sofre de perda auditiva
Pisos de madeira, iluminação industrial, tetos altos, música ambiente: estas são algumas das características dos restaurantes modernos. Curiosamente, a decoração é um dos fatores que mais pode influenciar a acústica dos espaços. Restaurantes mais modernos e que tendem a afastar-se de materiais macios como carpetes, tapetes e almofadas têm menos absorção do som, tornando a comunicação mais difícil.
É por isto que, hoje em dia, os restaurantes são cada vez mais barulhentos, sendo muitas vezes difícil os clientes manterem uma conversa.
Um estudo norte-americano mediu os níveis de ruído em cinquenta restaurantes em cinco cidades diferentes e com conceitos diferentes durante a hora de pico de afluência, ao sábado à noite. Os três restaurantes onde foram registados níveis de ruído mais altos “acusaram” níveis superiores ao que o ouvido experimenta junto a uma sirene de ambulância (120 dB).
Apesar de os níveis médios de ruído nos cinco restaurantes rondarem os 80 dB, o valor mais alto de ruído registado em cada um dos cinquenta restaurantes foi sempre acima dos 85 dB que a Organização Mundial de Saúde recomenda como máximo para uma exposição segura.
Estes resultados são alarmantes, uma vez que a exposição a estes níveis de ruído podem causar danos temporários ou permanentes ao ouvido humano, causando muitas vezes o chamado zumbido.
Este estudo é particularmente importante não apenas para quem frequenta restaurantes enquanto cliente, mas também para quem trabalha no setor da restauração e está constantemente exposto a estes níveis sonoros.
Alguns exemplos de boas dicas para ter uma experiência agradável em restaurantes são:
- Escolha um restaurante com pouco movimento e com decoração confortável: procure restaurantes com tetos baixos, tapetes e almofadas, ou seja, objetos que possam absorver o som.
- Coma cedo ou tarde. Se não puder escolher o restaurante com base nos níveis de ruído, opte por uma reserva para jantar que o ajude a evitar multidões durante o horário de pico do jantar. Quanto menos os clientes na sala, menos barulhento será.
- Peça uma mesa na zona mais tranquila do restaurante, longe da cozinha, bar aberto ou entretenimento. Mesas de canto próximas de paredes podem ajudar a desviar o ruído de fundo para que consiga concentrar-se mais facilmente no que as pessoas da sua mesa estão a dizer.
- Peça uma mesa com boa iluminação. A boa iluminação vai ajudá-lo a usar dicas de leitura labial que o irão ajudar a decifrar a mensagem.
- Pesquise nos sites de avaliação de restaurantes por comentários publicados por outros utilizadores relativos ao nível de ruído.
- Utilize os seus aparelhos auditivos. Os aparelhos auditivos permitem-lhe lidar mais facilmente com situações ruidosas, já que melhoram substancialmente a sua audição.