Hábitos que provocam perda auditiva e zumbido
O nosso corpo pode ser visto como uma balança. Para o equilíbrio correto, precisa das condições perfeitas. Qualquer desequilíbrio pode levar a alterações que afetam a saúde. Assim é com a saúde auditiva. São vários os hábitos que provocam perda auditiva e zumbido.
Neste artigo, vamos explorar algumas das práticas que podem conduzir à perda auditiva, ou agravar a condição, assim como o zumbido.
Hábitos que provocam perda auditiva e zumbido
Ambas as condições podem estar associadas a fatores modificáveis do estilo de vida, incluindo exposição ao ruído, tabagismo, consumo de álcool, exercícios e dieta.
Mas comecemos a análise pelo início:
Ignorar a perda auditiva
Este é o primeiro hábito que deve terminar. É de extrema importância estar atento aos sintomas e procurar a ajuda e o aconselhamento necessário.
Usar aparelho auditivo já não tem de ser um estigma. Muitos dos modelos são discretos, adaptáveis à sua fisionomia e com diversas funcionalidades.
Além disso, ignorar a perda auditiva não fará com que ela desapareça. Pelo contrário, pode ter impactos bastante negativos.
Isto porque, ao ignorar, não está a tratar. Por isso, corre um maior risco de declínio cognitivo, incluindo demência.
Manter uma dieta desequilibrada
De acordo com os especialistas, uma dieta desequilibrada, pouco variada e rica em sódio pode ser prejudicial para a audição.
Segundo um estudo de 2020, a dieta pode afetar a suscetibilidade do ouvido interno ao ruído, bem como os efeitos relacionados com a idade e que espoletam o zumbido e a perda auditiva.
No mesmo estudo, os especialistas concluíram que uma maior ingestão de vitamina B12, presente no leite, ovos, peixe ou carne pode estar associada à redução do aparecimento do zumbido.
Por outro lado, um maior ingestão de cálcio, ferro e gordura foi associada a aumento da possivilidade do aparecimento de zumbido.
Ingerir álcool e fumar
Estes dois hábitos são, frequentemente, associados à perda de audição. Isto porque a nicotina restringe o fluxo sanguíneo para os ouvidos, potencialmente danificando as células ciliadas do ouvido.
De acordo com um estudo que relaciona o tabagismo com a perda auditiva, os fumadores estão 60% mais propensos a desenvolver perda auditiva de alta frequência do que os não fumadores.
Também o consumo excessivo de álcool pode ser determinante para a saúde auditiva. Vários estudos mostraram que o consumo de álcool por um longo período de tempo pode resultar em danos ao córtex auditivo central do cérebro.
Deve ainda usar, sempre que possível, o seu aparelho auditivo. São vários os benefícios da utilização do aparelho auditivo, nomeadamente:
- voltar a ouvir sons já esquecidos pelo cérebro
- amenização de diversos sons
- encontrar conforto durante conversas em ambientes com demasiado ruído
Assim, deve estar atento à sua audição e adotar hábitos mais saudáveis para prevenir ou evitar a perda auditiva ou os zumbidos.
Na Acusis podemos ajudá-lo a encontrar a melhor solução para a sua audição. Consulte-nos e marque a sua consulta.