Importância do aparelho auditivo na aprendizagem
A perda auditiva na infância ou na adolescência pode condicionar o desenvolvimento das crianças. Conheça aqui a importância do aparelho auditivo na aprendizagem.
A perda auditiva não é uma condição exclusiva das pessoas da terceira idade. Sabe-se que muitos jovens, crianças e até recém-nascidos podem sofrer de perda auditiva.
Esta condição pode condicionar de diferentes formas o desenvolvimento da criança ou jovem. Por isso mesmo, deve ser considerada a importância do aparelho auditivo na aprendizagem dos mais pequenos.
Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 5% da população mundial - cerca de 430 milhões de pessoas, dos quais 34 milhões de crianças - necessitam de reabilitação para tratar algum tipo de "deficiência auditiva" (432 milhões de adultos e 34 milhões de crianças).
Porque devem as crianças usar aparelho auditivo?
O estímulo sonoro é essencial para a aprendizagem da distinção de sons e reconhecimento da fala. Congênita ou motivada pela exposição constante a ambientes barulhentos, a perda auditiva, quando não acompanhada ou diagnosticada, pode provocar atrasos no desenvolvimento da linguagem e comunicação. Quanto mais cedo a perda auditiva for identificada, menores serão os impactos no desenvolvimento das crianças.
Derrubar barreiras na audição
O uso de um aparelho auditivo pode derrubar algumas das barreiras encontradas pelas crianças no seu percurso de aprendizagem, como dificuldades em comunicar com os colegas ou professores, ou mesmo na aprendizagem de alguns sons.
Além disso, o uso de aparelho auditivo permitirá que a criança se integre com maior facilidade e estabeleça relacionamentos mais fortificados.
Sinais de perda de audição
Na adolescência, o uso de aparelho auditivo pode facilitar na prática de desporto bem como na comunicação dentro da sala de aula. As relações entre um jovem com perda auditiva e o seu grupo de amigos também será beneficiada.
A perda auditiva nas crianças nem sempre é fácil de identificar e é, por vezes, confundida com défice de atenção ou então com timidez já que, pela dificuldade em ouvir, muitos têm dificuldade em fazer amigos.
Esteja atento a sinais como a falta de resposta, o volume da televisão demasiado alto, pedido frequente de repetição, entre outros. Conheça as nossas soluções auditivas na nossa página.