O que é a Perda Auditiva Neurossensorial?
A Perda Auditiva Neurossensorial também é conhecida como surdez neurossensorial A Perda Auditiva Neurossensorial, também conhecida como surdez neurossensorial, ocorre no ouvido interno quando as células presentes na cóclea ou os condutores nervosos sofrem alguma deterioração, impedindo que os sinais do ouvido cheguem ao cérebro.
A perda auditiva neurossensorial pode ser unilateral ou bilateral, e ter diferentes graus de gravidade. Pode ser classificada como Perda Sensorial - quando o ouvido interno é afetado - e Neural - quando existe um comprometimento do nervo auditivo.
Este tipo de perda auditiva pode ter várias causas como infecções virais, labirintite, danos nos nervos auditivos, ruídos, uso de alguns medicamentos e relação com algumas doenças como diabetes, Síndrome de Ménière, Hipertensão, entre outros.
A que sintomas devo estar atento?
Quem sofre de perda auditiva neurossensorial por norma tem dificuldade em separar a voz de outras pessoas de ruídos externos, dificuldade em ouvir sons de alta frequência e a necessidade de pedir para se repetir o que foi dito.
Se sente algum destes sintomas deve dirigir-se a um profissional de saúde auditiva, como a Acusis e receber o diagnóstico e tratamento adequado. O diagnóstico precoce da perda auditiva neurossensorial é crucial para poder controlar e tratar a maioria das causas da surdez e ter a melhor perspetiva de qualidade de vida.