O que é, o que causa e como tratar a perda auditiva temporária?
A perda auditiva temporária consiste na perda repentina de audição num ou ambos os ouvidos, podendo ir de leve a persistente e severa.
São muitas as causas possíveis de perda de audição temporária, porém, todos os casos devem ser vistos por um médico. Descubra de seguida as causas mais comuns de perda auditiva temporária.
Infeções nos ouvidos
Quando se desenvolvem infeções nos ouvidos, a capacidade auditiva pode ser comprometida. Estes episódios de perda auditiva temporária geralmente afetam apenas um ouvido e passam quando a infeção fica resolvida. As infeções nos ouvidos devem ser tratadas por recomendação de um médico, que muitas vezes irá receitar um antibiótico.
Acumulação de cera nos ouvidos
A cera dos ouvidos tem um papel importante na nossa saúde auditiva, impedindo que pó e outras partículas cheguem ao tímpano. Contudo, por vezes a cera acumula no canal auditivo em vez de sair naturalmente, causando um bloqueio. Esse bloqueio pode causar perda auditiva súbita mas pode ser resolvido facilmente com uma ida ao médico para lavar os ouvidos e aspirar a cera impactada.
Exposição a ruído alto
A exposição a ruído é uma das principais causas de perda auditiva súbita. Ir a um concerto e estar na fila da frente ou junto a colunas de som pode causar perda auditiva temporária mas também permanente. Se esteve exposto a ruído muito alto, descanse os seus ouvidos o máximo possível e durante o maior tempo possível. Se a sua audição não estiver normal num período de dois ou três dias, procure um médico.
Medicamentos ototóxicos
Alguns medicamentos são tóxicos para os ouvidos, podendo causar perda auditiva e zumbido. Sempre que notar uma alteração na sua audição ao iniciar um medicamento novo, consulte o seu médico e relate o que sente. Em muitos casos a perda auditiva é temporária mas em muitos outros é permanente.
Não ignore a perda de audição repentina, seja num ouvido ou em ambos. Se lhe parecer que não está a ouvir claramente e principalmente se essa alteração persistir mais do que dois dias, vá ao médico.