
Os diferentes graus da perda de audição
A perda auditiva varia de pessoa para pessoa e é medida segundo dois fatores, explicados em seguinte de forma muito prática: quão alto o som precisa de estar para ser ouvido e quais as frequências mais difíceis de ouvir.
Estes fatores são medidos, respetivamente, em decibéis (dB) e em Hertz (Hz).
Através destas formas de medição, a perda auditiva está dividida mediante 5 graus:
- Perda auditiva ligeira: quando não consegue ouvir sons mais baixos do que 15 a 20 dB, como suspiros;
- Perda auditiva leve: quando tem dificuldade em ouvir algumas palavras numa conversa com ruído de fundo, ou seja, entre 26 e 40 dB;
- Perda auditiva moderada: quando não consegue ouvir sons com menos de 40-69 dB, pedindo várias vezes às pessoas para se repetirem durante conversas cara a cara ou ao telefone;
- Perda auditiva forte: quando não consegue ouvir as pessoas sem a ajuda de um aparelho auditivo ou se tende a depender da leitura dos lábios das outras pessoas para compreender a conversa, não conseguindo ouvir sons abaixo de 70-94 dB.
- Perda auditiva profunda: quando, mesmo com um aparelho auditivo, lhe é difícil ouvir uma conversa ou som extremamente alto e talvez até prefira optar por falar através de comunicação gestual, não conseguindo ouvir sons abaixo de 95 dB.
Se acha que possui determinado nível de perda auditiva, antes de mais, marque uma consulta com um profissional de saúde auditiva. Ele irá realizar os testes necessários para que possa identificar se possui perda auditiva e, se sim, qual o seu grau e como a deve tratar, segundo o problema em causa, bem como o seu estilo de vida.
Se deseja realizar um teste auditivo para identificar uma possível perda de audição e obter posterior ajuda profissional, contacte a nossa clínica de saúde auditiva!