
Perda auditiva nas crianças: porque é confundida com Défice de Atenção
A perda auditiva em crianças pode ser difícil de diagnosticar, especialmente quando os sintomas ainda não são bem percetíveis. Ao entrarem na idade escolar, as crianças começam a demonstrar mais sintomas, principalmente ao nível da concentração e facilidade de aprendizagem. Logicamente, se a criança não consegue ouvir corretamente terá mais dificuldades em apreender os conceitos e em concentrar-se no professor.
No entanto, estes sintomas são comuns a outros problemas, nomeadamente com o Défice de Atenção e Hiperatividade, o que acaba por criar diagnósticos errados em algumas situações.
Embora o Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade seja um problema bastante presente entre as crianças – acomete cerca de 3% a 5% das crianças, a nível mundial –, não deve ser confundido com a perda auditiva. Cabe aos pais ou responsáveis levarem a criança a um otorrinolaringologista que a irá avaliar e determinar se sofre de facto de algum nível de perda auditiva.
Alguns sintomas a estar atentos na criança em idade escolar e que o podem ajudar a identificar a perda auditiva são:
- Exclusão social, evita estar com outras crianças;
- Pede com frequência para falarem mais alto;
- Só responde quando o interlocutor fala à sua frente e não reage a sons que não pode ver;
- Pede que repitam várias vezes o que lhe foi dito;
- É desatenta;
- Fala muito alto;
- Olha para o interlocutor com muita intensidade como se dependesse dos sinais visuais para interpretar a conversa.
Todos estes sinais são sintomas de perda auditiva em crianças e adolescentes e são pistas a que os pais devem estar atentos durante o crescimentos dos seus filhos.
Se notar que o seu filho tem um ou mais destes sintomas, marque imediatamente uma consulta, pois quanto mais cedo o problema for identificado, mais sucesso terá o tratamento.