Porque é que a perda auditiva não tratada causa cansaço
A perda auditiva afeta as pessoas de forma diferente, podendo causar danos não só a nível físico mas também emocional. Vários estudos ligam a perda de audição não corrigida a consequências negativas para a saúde como o cansaço, preocupação, stress e depressão.
Sabe porque é que as pessoas que sofrem de perda auditiva sentem tanto cansaço?
A perda de energia devido à perda auditiva é uma queixa comum, que prejudica os indivíduos no seu trabalho e atividades do dia-a-dia. Por exemplo, uma reunião de trabalho de duas horas pode ser extremamente cansativa, deixando o paciente com perda auditiva exausto.
Durante o dia, a sua energia é canalizada para ouvir vários sons e realizar tarefas mais e menos complexas. Os ouvidos nunca param de funcionar, nem para dormir, por isso é normal que fique cansado ao fim de algum tempo em esforço para ouvir convenientemente.
O nosso cérebro está dividido em várias áreas, estando algumas relacionadas com a audição. Uma é responsável pela produção de fala, outra pela sua compreensão, outra pela audição. Para os indivíduos que têm audição normal, essas áreas do cérebro funcionam de forma sincronizada. Porém, a perda auditiva causa um desequilíbro nessa harmonia de funcionamento, fazendo com que o cérebro tenha de trabalhar e concentrar mais do que em situações normais. Por isso é que a comunicação é tão desafiante, levando ao cansaço auditivo.
A utilização de aparelhos auditivos ajuda a reduzir a energia gasta a ouvir e comunicar, tornando mais fácil ouvir sons e reduzindo o cansaço.