Previna-se e evite a perda de audição
Embora nem todos os tipos de perda auditiva sejam evitáveis, é possível adotar estratégias para prevenir e evitar o risco de perda de audição. Leia o nosso texto para descobrir algumas dicas de prevenção. Cuide da sua saúde auditiva.
A saúde auditiva é muito importante. Todavia, é, regularmente, deixada de lado. Umas vezes por estigma, outras por passar despercebida. Mas porque é que devemos estar atentos? É fundamental cuidar dos nosso ouvidos porque podemos evitar ou prevenir muitas das causas que levam à perda de audição.
Principalmente nos casos em que a perda de audição é provocada pela exposição ao ruído ou pela toma de medicamentos ototóxicos. Por isso, é necessário adotar algumas estratégias.
Cinco dicas de prevenção
Independentemente da idade, deve sempre cuidar da sua saúde auditiva para prevenir e evitar a perda de audição. Uma alimentação saudável e boas práticas, como fazer exercício ou não fumar, são fundamentais, mas há outras estratégias que pode adotar.
Evite a exposição a ruídos
A melhor maneira de prevenir a perda de audição induzida por ruído é evitar a exposição a ruídos altos. Mas quão alto é muito alto?
Geralmente, um ruído é alto o suficiente para prejudicar sua audição o obrigar a levantar a voz para falar com outras pessoas. Qualquer som acima de 85 decibéis pode ser prejudicial, especialmente em longas exposições.
Reduza o volume da música
Ouvir música num volume demasiado alto com auriculares é um dos maiores perigos para a sua audição. Nos fones, o volume no máximo pode ser superior aos 100 decibéis.
Para evitar danos, use auriculares ou headphones com cancelamento de ruído. Desta forma, conseguirá ouvir música num volume mais seguro para os seus ouvidos.
Tente limitar o uso de fones a uma hora, fazendo pausas de cinco minutos. Não ouça música com mais de 60% do volume máximo.
Use proteção auditiva
Para proteger a sua audição durante atividades e eventos com demasiado ruído, sejam eles um concerto ou no ambiente de trabalho, deve considerar usar equipamentos de proteção individual para os ouvidos.
Pode optar por protetores de ouvidos. Estes ajudam a reduzir os sons demasiado altos em dezenas de decibéis.
Pode também usar tampões de ouvido de borracha ou de espuma. Pode comprar este tipo de proteção em supermercados, farmácias ou mandar fazer à medida.
Proteja as crianças
Segundo a Organização Mundial de Saúde, nas crianças, quase 60% da perda de audição deve-se a causas evitáveis. A surdez pode ser adquirida após o nascimento, em qualquer altura da vida, devido a infeções comuns como sarampo, papeira, rubéola, meningite e infeções do ouvido (otites).
Por isso, deve seguir os planos de vacinação bem como o correto tratamento de infeções de forma a prevenir e evitar a grande maioria destas doenças que podem levar à perda de audição.
Teste a sua audição
A avaliação auditiva e os exames auditivos são fundamentais para um diagnóstico precoce. Seja pró-ativo e faça exames auditivos com regularidade.
Uma vez identificada a perda de audição, é essencial que esta seja abordada o mais cedo possível e de forma adequada, para evitar ou prevenir o desenvolvimento de qualquer impacto adverso.
O seu médico pode ajudá-lo a adotar hábitos mais saudáveis ou até a escolher o aparelho auditivo mais adequado.
Não deixe agravar a perda auditiva
Não existe qualquer tratamento médico ou cirúrgico para a perda auditiva causada por ruído uma vez que as células ciliadas danificadas não voltam a crescer. Ainda assim, pode tomar medidas para evitar e prevenir que a perda de audição se agrave.
Por isso mesmo, as mesmas estratégias de proteção servem tanto para quem tem uma audição saudável como para alguém com alguma perda de audição.
Na Acusis, podemos ajudá-lo a cuidar da sua audição. Marque já a sua consulta e fique a conhecer as nossas soluções auditivas.