Teletrabalho com perda auditiva
Para quem possui problemas auditivos, a situação que enfrentamos atualmente, consequência do novo Coronavírus, pode trazer novos desafios. A Acusis quer ajudá-lo a ultrapassar estes desafios e, por isso, trazemos-lhe dicas para que o teletrabalho se torne mais fácil.
Para a maior parte das pessoas, o teletrabalho é uma novidade. Para pacientes com perda auditiva ou zumbido, há novos obstáculos a ultrapassar na jornada laboral.
Se trabalha em equipa, com certeza estará a recorrer a softwares de conversação em grupo, que vêm substituir as reuniões presenciais. Nesta situação, o apoio dos seus colegas é essencial.
Para reduzir o ruído e possibilitar uma melhor compreensão, todos devem silenciar o microfone quando não estão a falar. Desta maneira, a pessoa com perda auditiva poderá focar-se apenas na voz do seu interlocutor. Simultaneamente, visualizar os seus colegas a falar possibilitará um melhor entendimento, pelo que devem ter a câmara ligada.
Felizmente, a tecnologia atual ajuda-nos nas mais variadas situações. Neste caso, existem aparelhos auditivos que dão para ligar diretamente ao dispositivo que está a utilizar para participar nas reuniões, através do bluetooth. Pode também utilizar auscultadores de cancelamento do ruído.
Se sentir necessidade, grave a reunião, para que a possa rever mais tarde. Se mesmo assim não conseguir ouvir e entender bem os seus colegas, fale com o seu empregador sobre as suas dificuldades. Juntos podem pensar numa solução adequada para os dois lados.
Em casa, procure eliminar fontes de ruído externas como televisão, rádio, música, entre outros.
Deve explorar todas estas possibilidades e fazer delas o melhor uso para que se habitue rapidamente à sua nova situação. Mantenha-se positivo e encare estes novos desafios como a abertura de uma porta para outras oportunidades.