Tipos de perda auditiva
Apesar de a perda auditiva ser mais frequente na terceira idade, a perda de audição pode ocorrer em qualquer faixa etária e por várias razões.
Em geral, existem três tipos de perda auditiva: condutiva, neurossensorial ou mista.
Perda Condutiva
Resulta de perda de audição no ouvido externo ou médio. Os sons são impedidos de atingir o ouvido interno, chegam de forma fraca e/ou distorcida. As causas mais comuns para a perda auditiva condutiva pode ser a acumulação de cerumem, infeção ou líquido no ouvido médio, objetos estranhos no canal auditivo, ou um tímpano perfurado. Geralmente, os procedimentos médicos ou cirurgia irão tratar com sucesso perda condutiva para uma melhoria auditiva completa ou parcial.
Perda Mista
A perda auditiva mista é uma combinação de uma perda condutiva e uma perda neurossensorial. Um profissional de saúde auditiva pode determinar o melhor tratamento, que pode incluir aparelhos auditivos.
Grau de perda auditiva
A perda auditiva é individual, e tem em conta fatores como a frequência do som e os decibéis. A frequência "quantifica" o tom dos sons graves a agudos. A perda auditiva pode manifestar-se em frequências diferentes. A fim de determinar o grau de perda de audição, o profissional de saúde auditiva realiza uma série de testes.
Existem quatro graus gerais de perda auditiva:
Leve (26-40 dB HL limiar)
Com a perda auditiva leve, é mais difícil ouvir a fala suave ou distinguir sons quando há ruído de fundo.
Moderado (41-70 dB HL limiar)
Perda auditiva moderada torna difícil ouvir conversas, especialmente quando há ruído de fundo. O volume da TV ou rádio pode precisar de ser aumentado para serem ouvidos claramente.
Grave (71-90 dB HL limiar)
Com a perda auditiva severa, conversas normais não são audíveis. Falar alto também pode ser difícil de ouvir ou compreender. Pessoas com perda auditiva severa só são capazes de ouvir quando a fala é amplificada, gritando, transformando-se o volume.
Profunda (91 dB HL ou superior limiar)
Pessoas com perda auditiva profunda podem ter dificuldade para compreender a fala, mesmo amplificada.