Viajar com perda auditiva: tudo o que tem de saber
Com a abertura gradual do mundo pós-pandemia, voltam os planos de viagens de férias. Para além da organização normal da viagem, as pessoas com perda auditiva têm de ter em consideração alguns aspetos adicionais, pois as viagens podem apresentar desafios.
Hoje deixamos-lhe algumas dicas essenciais para viajar confortavelmente com perda auditiva, seja de carro, comboio ou avião.
Cuidados básicos
Seja qual for o meio de transporte, há alguns cuidados transversais a todas as pessoas que sofrem de perda auditiva. Em primeiro lugar, se utiliza aparelhos auditivos, deve levar muitas pilhas, a caixa do aparelho e o desumidificador. Estes itens poderão não ser fáceis de encontrar no seu destino.
Em segundo lugar, deve advogar por si mesmo. A perda auditiva é invisível, pelo que as pessoas com quem interage poderão não compreender que tem essa limitação. Explique que é mais fácil para si compreendê-las se falarem de frente para si e, se necessário, peça que falem mais devagar.
Viajar de carro
Atualmente, muitos dispositivos GPS estão agora habilitados a emparelhar-se por bluetooth a aparelhos auditivos, seja diretamente ou através de programas intermediários. Se o seu aparelho permitir esta funcionalidade, pode ser uma grande vantagem pois permite-lhe ouvir as direções sem tirar os olhos da estrada.
Outra dica que pode ser útil em viagens de carro está relacionada com a redução de ruído. O vento e o barulho típico da estrada podem distrair o condutor, mas alguns aparelhos auditivos mais avançados podem ser programados para compensar o ruído de fundo.
Recorde-se que deve sempre ter uma atenção redobrada ao ambiente que o rodeia, olhando frequentemente pelos espelhos e estando atento a sirenes de ambulâncias e sinais sonoros de outros carros.
Viajar de comboio
Se já apanhou comboios anteriormente sabe que as estações podem ser locais bastante barulhentos e compreender a informação vinda dos altifalantes pode ser particularmente difícil. Como tal, deve apoiar-se na informação visual nos painéis da estação para saber em que linha e a que horas o seu comboio parte, se há atrasos, etc.
Quando estiver no comboio, tente sentar-se na carruagem que estiver mais vazia. Esteja atento à informação visual que indica as paragens e,s e não existir, fale com o revisor ou com outro passageiro e peça que o avisem quando for a sua paragem de saída.
Viajar de avião
O primeiro grande conselho é planear com antecedência. Evite escolher lugares próximos dos motores, onde o barulho é maior.
No aeroporto, utilize os quiosques de auto-check-in, se existirem, para evitar a possibilidade de ter problemas de comunicação com o pessoal da companhia aérea no balcão. Mais uma vez, se tiver que falar com alguém, comunique a sua perda auditiva e peça para falarem devagar e repetirem se necessário.
Ao passar no controlo de segurança, saiba que não é obrigado a remover o seu aparelho auditivo. Se o seu aparelho auditivo acionar o alarme, explique que usa um aparelho. Não coloque o seu aparelho auditivo na cinta de raios-X pois pode danificar os microfones.
Quando estiver no avião informe o comissário de bordo da sua perda auditiva e peça-lhe para o alertar de quaisquer mensagens importantes.
Viajar não tem de ser stressante! Siga as nossas dicas e aproveite as suas férias.