Atividades de Verão que prejudicam a sua audição
O Verão é uma das épocas do ano preferidas de toda a gente. No entanto, traz consigo uma série de questões que podem ser uma ameaça à segurança pessoal das pessoas, especialmente ameaças à audição.
A audição fica quase sempre esquecida durante as atividades de Verão, podendo ter consequências graves. De seguida, apresentamos-lhe algumas atividades de Verão que poderão prejudicar a sua audição.
Concertos ao ar livre
No Verão é muito comum assistirmos a concertos ao ar livre ou festivais de música. No entanto, a maior parte das pessoas não protege os seus ouvidos quando vai a este tipo de eventos.
Os níveis de som dos concertos são frequentemente acima dos 100 dB, bem acima do limite recomendado de 85 dB, que é considerado potencialmente prejudicial para a audição.
Motas e barcos
Ao contrário do que se pode imaginar, não é o ruído dos motores, mas sim o ruído do vento que pode prejudicar a sua audição. Ao andar de mota deve sempre utilizar capacete, não apenas por segurança, mas porque irá ajudar a abafar o barulho vento. Por outro lado, quando andar de barco poderá utilizar tampões de ouvido descartáveis, será o suficiente para o proteger.
Carros descapotáveis
O vento, o ruído do motor e o barulho de outros veículos podem prejudicar a sua audição. Deve evitar andar em descapotáveis quando está muito vento e andar com as janelas fechadas.
Jardinagem
Um jardim bonito não deve ser a causa da sua perda de audição. Qualquer ruído com mais de 85 dB tem o potencial de ser prejudicial à audição. Infelizmente, quase todos os equipamentos elétricos utilizados no jardim ultrapassam este nível de ruído, podendo potencialmente causar danos à audição.
Se vai participar em alguma destas atividades este Verão, não se esqueça de proteger a sua audição!