Barotrauma: o que é, quais os sintomas e tratamento?
O barotrauma é um dano físico nos tecidos do corpo causado por uma diferença na pressão. O barotrauma geralmente ocorre quando o organismo é exposto a uma mudança significativa na pressão ambiente, por exemplo durante um mergulho ou durante uma viagem de avião.
O ouvido médio não está em contacto direto com o meio ambiente, existe uma membrana que os separa. Essa membrana chama-se tímpano. A comunicação com o meio ambiente é feita por um canal chamado trompa de Eustáquio, que se abre dentro da porção nasal da faringe. Quando a pressão dentro do ouvido médio aumenta, a pressão do meio ambiente é equilibrada pela trompa de Eustáquio.
Por exemplo, quando um avião ganha altitude, a pressão atmosférica reduzida dentro da cabine do avião faz com que os gases dentro do ouvido médio se expandam. Esse aumento da pressão é drenado para o ambiente pela trompa de Eustáquio. Quando se prepara para a aterrar, o avião vai perdendo altitude e dá-se uma contração do volume dos gases dentro do ouvido médio. O papel da trompa de Eustáquio é não permitir que o ar do meio ambiente entre no ouvido médio.
Quando isto não acontece de forma eficiente, dá-se um barotrauma, uma lesão otológica provocada pelo desequilíbrio entre a pressão ambiental e da cavidade do ouvido médio.
O barotrauma pode ser leve ou mais grave, sendo que os sintomas de uma lesão leve incluem:
- Leve dor no ouvido
- Sensação de ouvido entupido
- Zumbido
- Diminuição da audição
Quando a lesão é pequena, estes sintomas desaparecem quando volta a existir um equilíbrio nas pressões.
Nos casos mais graves, os sintomas incluem:
- Dor de ouvido severa, que pode ser tão forte que chega a ser incapacitante
- Perda grave da audição
- Zumbido muito intenso
- Vertigens
- Ruturas do tímpano
Nas crianças, a probabilidade de ocorrer um barotrauma é ainda maior, uma vez que têm uma trompa de Eustáquio mais estreita. Pacientes com rinite alérgica, que têm a trompa de Eustáquio entupida, têm mais dificuldade em equilibrar as pressões.
Uma sugestão para evitar o barotrauma durante voos de avião, é mastigar uma pastilha, pois os movimentos do maxilar fazem com que o ar entre na trompa de Eustáquio e reequilibre as pressões dentro e fora do ouvido médio.
Por norma, todos estes sintomas passam ao fim de algumas horas. Se persistirem para além deste período normal, deve consultar um médico.