
Cinco conselhos para melhorar a sua saúde auditiva
À medida que envelhecemos, a nossa audição começa naturalmente a deterior-se. Apesar de ser um processo natural, pode ser despoletado ou piorado pela exposição ao ruído e outras ações prejudiciais à saúde auditiva.
Hoje, enumeramos cinco conselhos que consideramos essenciais para melhorar a sua saúde auditiva e evitar problemas futuramente.
Evite a exposição ao ruído
O primeiro e um dos mais importantes conselhos que lhe podemos dar é a melhor forma de prevenir a perda de audição induzida por ruído, ou seja, evitar a exposição a ruídos altos. Por ruído pode ser considerado qualquer som que torne difícil ouvir pessoas próximas de si, que cause dores nos ouvidos ou que cause zumbido.
A OMS considera que qualquer ruído com mais de 85 dB tem o potencial de causar danos aos seus ouvidos, especialmente se a exposição ao mesmo for prolongada. Afaste-se destas fontes de ruído e previna os danos à sua audição.
Utilize proteção auditiva
Se não conseguir evitar estar exposto a ruído, deve optar por proteger os seus ouvidos, evitando assim a perda auditiva e zumbido. Por exemplo, se trabalha em construção civil ou com música, deve procurar um bom par de protetores auditivos e utilizá-los. Algumas informações a considerar se estiver exposto a ruído durante muito tempo são:
- Se possível, afaste-se da origem do barulho;
- Dê descanso aos seus ouvidos a cada hora de exposição ao ruído;
- Utilize protetores auriculares ou tampões, se recomendado por um profissional;
É de extrema importância que proteja os seus ouvidos em concertos, bares, festas, eventos desportivos, etc.
Cuidados ao ouvir música
Ouvir música faz parte do dia-a-dia da maioria das pessoas. Porém, ouvir música com o volume alto pode causar problemas de audição. Para além de respeitar o volume máximo recomendado, lembre-se que deve descansar os seus ouvidos sempre que completar 60 min de audição de música. Invista em headphones de qualidade com bloqueio de ruído: isto ajudará a que não compense o ruído exterior aumentando o volume da música nos seus ouvidos.
Pratique desporto
Vários estudos demonstram uma relação benéfica entre o desporto e a saúde auditiva, uma vez que o sistema cardiovascular é estimulado e melhorado. O fluxo sanguíneo nos tecidos do ouvido interno aumenta e isso beneficia indiretamente a audição.
Os exercícios cardiovasculares são mais indicados para o benefício da audição, como é o caso da caminhada, corrida, natação, cycling, etc.
Cuidados com a alimentação
Uma dieta equilibrada, baixa em gordura e hidratos de carbono super processados, como as farinhas brancas, é essencial para manter o seu sistema auditivo saudável. Estudos demonstram que o consumo de peixe, como o salmão, nozes, sementes e grãos integrais beneficiam a sua saúde. Claro que tudo isto deve ser acompanhado de uma dieta maioritariamente rica em verduras e antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento das células.
A combinação destes cinco conselhos irá ajudá-lo a manter a sua audição saudável. Siga-os e seja proativo relativamente à saúde dos seus ouvidos.