Cuidados a ter com a sua audição no Inverno
O Inverno é a estação do ano mais dura para o nosso sistema auditivo. A propensão para as inflamações e infeções, como as otites, faz com que sejam essenciais alguns cuidados extras para preservar a audição.
Para além das crianças, os idosos são os mais afetados por estes problemas, dado o facto de terem sistemas imunitários mais frágeis e com menos capacidade de defesa contra as agressões externas.
Hoje, abordamos os principais cuidados a ter com a audição no Inverno.
Proteger os ouvidos
Proteger as extremidades do corpo é fulcral para regular a temperatura, mas não só. Os ouvidos, quando expostos a frio intenso por mais de 15 minutos podem sofrer lesões tanto na área externa como interna do ouvido. Deve optar por utilizar gorros, boinas e carapuços que protejam os seus ouvidos do frio, vento e chuva.
Mantenha uma higiene correta
Este conselho deve propagar-se ao longo de todo ano, mas é particularmente importante no Inverno. A higiene dos ouvidos deve ser feita apenas na parte externa da orelha, delicadamente, evitando empurrar a cera para dentro do canal auditivo.
A cera constitui uma proteção natural dos ouvidos e não deve ser retirada, uma vez que o seu excesso é expelido pelo próprio organismo.
Não devem ser utilizados quaisquer produtos líquidos para realizar a higiene do ouvido.
Cuide convenientemente de constipações e gripes
Gripes, constipações e alergias são as principais causas de infeções nos ouvidos. Estas infeções, que muitos consideram inofensivas, podem causar danos permanentes à audição. Este Inverno deve evitar apanhar frio e vento e, assim, ficar doente.
Alimentação amiga da audição
Uma dieta rica em vitamina B12 (leite e derivados, ovos, carnes vermelhas, entre outros) é essencial para uma boa audição. Deve ainda incluir proteínas boas como o peixe, tofu, noz e frango, exemplos de alimentos que são remédios naturais para o zumbido.