
Cuidados a ter na praia e piscina para proteger os ouvidos
Com a chegada do Verão, chegam os aguardados mergulhos na piscina e no mar, e com eles, um maior número de infeções nos ouvidos. Problemas aparentemente simples como otites, podem causar perda auditiva irreversível, pelo que é muito importante proteger os ouvidos.
De seguida, apontamos alguns cuidados que deve ter com os seus ouvidos durante os meses de Verão, de forma a prevenir problemas como infecções auriculares.
A primeira dica é não remover a cera dos ouvidos, uma vez que é uma camada de proteção contra infecções. Não utilize cotonetes ou outros objetos para retirá-la, opte antes por enxaguar a orelha com cuidado, usando uma toalha enrolada na ponta do dedo para a limpar. Se sentir água no ouvido, deite-se de lado. Se entrar água no ouvido, deite-se de lado e deixe a água sair naturalmente.’
Tenha ainda atenção à exposição prolongada à água de piscina ou do mar. A pele do ouvido é muito fina e sensível e a água pode provocar microfissuras e como consequência, infeções.
Não utilize tampões auriculares a menos que tenha indicação médica para tal. Os tampões não são totalmente estanques, ou seja, não impedem a entrada de água nos ouvidos, uma vez que existe pressão para a água entrar. Porém, não existe nenhuma pressão para a água sair, fazendo com que a água fique encurralada no canal auricular, causando infeções. Se for à praia ou à piscina, evite utilizar tampões.
Não “quebre” as ondas do mar. Não se vire de lado para tentar “quebrar” as ondas no mar. A pressão causada pelo impacto da onda pode causar uma perfuração da membrana do tímpano.
Evite também a exposição e os mergulhos em águas de má qualidade, com aspeto sujo ou águas paradas. A concentração de bactérias pode causar infeções nos ouvidos.