Erros comuns de quem sofre de perda auditiva
A perda auditiva é um problema de saúde bastante comum e com implicações significativas na vida dos pacientes. No entanto, ainda é uma doença frequentemente desvalorizada. Hoje abordamos os erros mais comuns de quem sofre de perda auditiva.
Não procurar um profissional
Este é o primeiro e mais comum erro das pessoas que sofrem de perda auditiva. Em alguns casos, os pacientes desvalorizam a perda auditiva e não procuram ajuda profissional. Noutros, os pacientes simplesmente realizam a compra de um aparelho auditivo sem antes passar por algum tipo de avaliação médica, o que pode até agravar a situação.
O diagnóstico do grau e tipo de perda auditiva vai indicar, para cada caso específico, o tratamento mais adequado.
Não realizar acompanhamentos periódicos
Outro dos erros mais comuns dos pacientes com perda auditiva é a desvalorização dos acompanhamentos periódicos. Depois de diagnosticada a perda auditiva e indicado o uso do aparelho auditivo, não é invulgar que o paciente deixe de ir às avaliações periódicas recomendadas pelo profissional de saúde que o acompanha.
Cada tipo de acompanhamento está dependente da gravidade do problema, mas é fundamental visitar o médico ou audiologista com frequência para que seja reavaliado o progresso do problema, realizar os ajustes necessários, etc. É também importante que o profissional que o acompanha avalie o aparelho auditivo, para garantir que está em boas condições e se mantém a melhor solução para o seu caso.
Escolher o aparelho auditivo pelo preço
Um aparelho não é um par de sapatilhas que compramos de acordo com o nosso gosto pessoal, o preço etc. Existe uma grande variedade de aparelhos auditivos, uns mais caros, outros mais baratos, dependendo das características, da marca e outros fatores. Porém, a escolha de um aparelho auditivo não deve ser feita pelo preço do mesmo. A maior parte das empresas que comercializam estes equipamentos permitem prazos de pagamento faseados e que permitem que os pacientes adquiram os melhores aparelhos para o seu caso com mais facilidade.
Não realizar a manutenção do aparelho auditivo
Qualquer aparelho auditivo necessita de manutenção ocasionalmente. Existem os cuidados de manutenção do dia-a-dia, incluindo a limpeza dos aparelhos, a utilização de desumidificador, etc. E existem também revisões e manutenções, tal e qual como acontece, por exemplo, com um carro.
Cada aparelho tem uma periodicidade de manutenção indicada pelo fornecedor, que deve ser respeitada. Não realizar essa manutenção, pensando que vai poupar dinheiro, vai fazer com que o tempo de vida do seu aparelho seja menor, prejudicando-o ainda mais financeiramente.