Headphones podem danificar a audição
Ouvir música com headphones ou auriculares é uma prática muito comum, mas sabia que o uso prolongado com o volume demasiado alto pode danificar a sua audição e levar à perda auditiva em crianças e jovens adultos à medida que envelhecem?
No post de hoje, mostramos-lhe algumas formas de definir limites saudáveis de ruído e proteger a sua audição.
Mais jovens, mais riscos para a saúde auditiva
De acordo com especialistas, as crianças, adolescentes e jovens adultos ouvem, diariamente, cada vez mais horas de música em volumes que excedem o limite recomendado pelas normas de saúde pública - que atualmente se situa nos 70 decibéis de exposição média ao ruído de lazer.
O risco de danificar a audição é ainda maior quando os aparelhos de áudio, como os auriculares ou headphones, são usados por períodos contínuos de mais de uma hora por dia, com volume acima de 50%.
Dados recentes mostram que 1 em cada 5 adolescentes têm algum tipo de perda auditiva. Um número elevado devido ao uso de fones, acreditam os especialistas da área.
Formas seguras de usar fones
Apesar dos riscos, não significa que estes aparelhos estejam proibidos. Há formas seguras de usar headphones ou auriculares sem danificar a audição. Vamos ver algumas delas:
Dê preferência a headphones que cubram toda a orelha
Os fones que cobrem toda a orelha são os mais indicados pois têm uma maior capacidade de cancelamento de ruídos externos. Esta característica permite ouvir música sem precisar de aumentar demasiado o volume.
Use fones em locais mais silenciosos
Usar headphones ou auriculares em locais com muito barulho é contraproducente e prejudicial. Isto porque, ao tentar eliminar o ruído externo, acaba por aumentar demasiado o volume, ultrapassando os limites seguros.
Aposte no cancelamento de ruído
Se, normalmente, utiliza auriculares ou headphones em ambientes ruídos, então aposte em aparelhos com um bom cancelamento de ruído. Desta forma, vai poder ouvir a sua música preferida ou os seus podcasts sem estar a pôr em perigo a sua saúde auditiva.
É importante estar atento aos sinais de perda de audição, especialmente no que toca aos mais novos. Entre os sinais mais comuns, está a dificuldade em ouvir em ambientes ruidosos e os zumbidos.
Estes pequenos truques podem fazer toda a diferença. Além disso, faça exames com regularidade.
São uma boa forma de perceber se a sua audição está bem ou se precisa de adotar práticas mais seguras. Contacte-nos e peça já a sua avaliação.