O que é a doença de Ménière e quais os sintomas?
É comum ter ataques de vertigens? Sente zumbidos ou sofre de perda de audição intermitente? Então, esteja atento aos sinais e aos sintomas porque pode ter a doença de Ménière.
Também conhecida como hidropsia endolinfática, doença de Ménière foi descoberta no séc. XIX e herdou o nome do médico francês que a descreveu, Prosper Ménière.
Tem uma grande variedade de sintomas é mais frequente em pessoas com idades entre os 40 e os 60 anos. Ainda assim, a doença de Ménière pode manifestar-se em qualquer idade.
Para começar, vamos perceber o que é a doença de Ménière! Esta síndrome trata-se de uma doença crónica do ouvido interno. Os seus sintomas são muito diversos. Contudo, caracteriza-se pelos ataques de vertigem, zumbidos, perda de audição intermitente e sensação de preenchimento do ouvido.
Causas, sintomas e tratamentos
As causas da doença de Ménière são ainda desconhecidas. Todavia, acredita-se que a síndrome de Ménière seja causada pela acumulação de líquido normalmente presente no ouvido interno.
Além disso, vários estudos indicam que a doença de Ménière pode ser espoletada por problemas circulatórios, alérgicos, genéticos, estar relacionada com infeções virais ou com traumatismos.
Sintomas
Como já adiantamos neste artigo, os sintomas da doença de Ménière são muito diversos. Ainda assim, é comum que a síndrome se manifeste por ataques súbitos de vertigem - sintoma que pode persistir por horas, náuseas e vómitos, perda de audição temporária.
Também é comum sentir, antes e depois do surto, um entupimento ou pressão no ouvido afetado. Além disso, no ouvido afetado, a audição tende a piorar progressivamente com o passar dos anos.
O zumbido, ou acúfeno, pode ser constante ou intermitente. Geralmente, afeta um só ouvido, assim como a perda de audição que se manifesta, maioritariamente, nas frequências de sons mais baixas.
Tratamentos
Apesar de não haver cura, é possível lidar com alguns dos sintomas. Por exemplo, são comuns tratamentos como a utilização de medicamentos para aliviar crises de vertigem ou os vómitos.
Da mesma forma, adotar uma dieta equilibrada com limitação do consumo de sódio, de consumo de álcool e de cafeína pode também ser benéfico, baixando a frequência dos ataques.
Impacto da doença de Ménière
Os sintomas da doença da Ménière tendem a ser desencadeados por situações de stresse, excesso de trabalho e fadiga. Por isso mesmo, a doença pode ter um impacto muito forte na qualidade de vida das pessoas.
A imprevisibilidade e variedade dos sintomas torna difícil não só o diagnostico como também a gestão da doença.
Na Acusis podemos ajudá-lo a encontrar a melhor solução para os seus problemas auditivos. Contacte-nos e agende a sua consulta.