O que é poluição sonora e como se proteger?
A poluição ambiental não é a única que prejudica a saúde do ser humano. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a poluição sonora é um dos tipos de poluição que provoca mais problemas de saúde, chegando a provocar mais de 72 mil hospitalizações anuais no mundo inteiro.
O que é a poluição sonora?
A poluição sonora é por vezes descrita como "ruído" ou “barulho” não desejado que pode prejudicar a percepção comunicativa ou gerar desconforto. De acordo com a OMS, níveis sonoros superiores a 65 dB são considerados ruídos e podem ser prejudiciais à nossa saúde auditiva. É recomendado não estar exposto a sons superiores a 65 dB no dia-a-dia e não estar exposto a sons superiores a 30 dB durante o sono, pois podem impedir o descanso total.
As cidades são normalmente os principais centros deste tipo de poluição, que pode ter diferentes causas:
Tráfego automóvel
Os carros e outros veículos automóveis são a principal causa do ruído na cidade. A buzina de um automóvel ligeiro gera um som de 90 dB e a de um autocarro de 100 dB.
Tráfego aéreo
Mesmo que o número de aviões nas cidades seja muito inferior ao dos automóveis, estes causam um impacto muito maior no ruído, com cerca de 130 dB. Se mora junto a um aeroporto, o barulho com certeza é maior.
Obras e construção
Nas zonas de construção é inevitável que exista ruído. As ferramentas utilizadas geram sons prejudiciais à saúde auditiva. Se trabalha em construção deve utilizar proteção auditiva.
A poluição sonora tem consequências graves para o ser humano principais consequências encontramos, para além da perda auditiva, problemas psicológicos, episódios de agressividade e irritabilidade, diminuição da capacidade de atenção, etc.
Como limitar a sua exposição?
É recomendado pela OMS limitar a sua exposição a sons superiores a 65 dB ao máximo. Logo, recomenda-se:
- Realizar tarefas sem ruído excessivo e evitar locais com muito barulho;
- Evitar o contacto com tráfego automóvel e/ou locais com tráfego automóvel;
- Fechar as janelas do automóvel quando se encontrar em locais com trânsito barulhento;
- Fazer obras domésticas nos horários recomendados;
- Isolar habitações com materiais que absorvem o ruído;
- Evitar exposição longa em bares e/ou discotecas;
- Utilizar protetores auditivos quando se encontrar numa situação de longa exposição a ruídos.
A poluição sonora é por vezes ignorada face a outros problemas considerados mais importantes. Com a pandemia de Covid-19 e o confinamento, esta diminuiu bastante. No entanto, com o desconfinamento e o aumento da circulação rodoviária e a retoma à normalidade é normal que os ruídos voltem a estar muito presentes na nossa vida em sociedade.
Proteja-se e contacte-nos em caso de algum sintoma de perda auditiva!