O uso excessivo dos fones e os danos à audição
De acordo com a OMS, cerca de 50% da população mais jovem (entre os 12 e os 35 anos) ouve música com um volume bastante prejudicial à sua audição. Estima-se que mais de mil milhões de jovens venham a sofrer de perda auditiva precoce devido à exposição a ruído causado por dispositivos eletrónicos.
Um estudo recente realizado em Espanha demonstrou que indivíduos com 40 anos que procuram assistência profissional relativamente à sua audição têm vindo a apresentar transtornos característicos de pessoas de 60 anos.
Conselhos para o uso de “headphones”
Com a constante utilização de “headphones” devido ao confinamento, ao teletrabalho e à escola à distância, recomenda-se que tenha os seguintes cuidados:
Regra dos 60/60
Não utilize os auriculares por mais de 60 minutos de cada vez e não ultrapasse 60% do volume. Não se esqueça de fazer pausas de pelo menos 10 minutos entre cada utilização.
Usar modelos “over-the-ear”
Estes modelos de headphone asseguram uma maior distância entre o alto-falante e o seu tímpano, diminuindo assim a probabilidade de perda auditiva. Claro que a utilização deste tipo de auscultadores não isenta a recomendação da regra dos 60/60.
“Headphones” com cancelamento de ruído
A utilização deste tipo de auscultadores limita os sons externos, diminuindo a necessidade de aumentar o volume do dispositivo.
Tenha cuidado com a sua audição. Os danos causados pelo uso indevido de headphones são muitas vezes irreversíveis. Em caso de sintomas de perda auditiva ou zumbido contacte a Acusis!