Os desafios do Verão para a sua audição
Agosto é o mês preferido de muitas pessoas. O tempo quente, a possibilidade de ir à praia e as roupas mais leves, fazem do Verão a estação predileta para muitos. Porém, o Verão traz consigo uma série de desafios que podem ser prejudiciais para a nossa audição.
O sistema auditivo fica muitas vezes esquecido durante as atividades de Verão, podendo sofrer consequências graves. De seguida, apresentamos-lhe algumas atividades de Verão que poderão prejudicar a sua audição.
Os mergulhos na piscina e no mar e as festas podem trazer algumas dificuldades para quem sofre de zumbido nos ouvidos e perda auditiva. Se sofre de zumbido deve ter especial cuidado com a exposição prolongada à água de piscina ou do mar. A pele do ouvido humano é extremamente fina e sensível e a água pode provocar microfissuras e como consequência, infeções, causando ou piorando o zumbido.
Se sentir água nos seus ouvidos, não enfie cotonetes ou papel nem coloque nenhum tipo de líquido. Deite-se de lado e deixe a água sair naturalmente.
Evite também utilizar tampões auriculares a menos que tenha indicação médica para tal, pois não são totalmente estanques, ou seja, não impedem a entrada de água nos ouvidos, uma vez que existe pressão para a água entrar. Porém, não existe nenhuma pressão para a água sair, fazendo com que a água fique encurralada no canal auricular, causando infeções.
Há também que ter cuidado com a exposição ao som alto de música de festas e festivais, principalmente os mais jovens. Procure posicionar-se longe das colunas nas festas e descansar os ouvidos do ruído por 10 minutos a cada hora. A exposição prolongada a ruído é uma das principais causas de zumbido entre os mais jovens.
Este Verão, aproveite o bom tempo da melhor forma mas mantenha a sua audição intacta, cuide da sua saúde auditiva.