Porque deve testar a sua audição anualmente
Com certeza já ouviu a expressão “check-up anual”, que se refere à consulta anual em que é feita uma análise geral à sua saúde. Estas consultas regulares permitem diagnosticar precocemente todo o tipo de doenças, aumentando a probabilidade de os tratamentos terem sucesso. Como o provérbio diz, “mais vale prevenir do que remediar”.
Esta premissa também se adequa ao cuidado com a saúde auditiva. A nossa audição é constantemente posta à prova mas, como todas as funções do nosso corpo, pode encontrar problemas ao longo da vida.
Mesmo que não experiencie sintomas, deve avaliar a sua audição regularmente. Hoje explicamos-lhe porquê:
Ruidos
Os ruídos, e em geral a poluição sonora, são uma das principais causas da perda auditiva. Infelizmente, a poluição sonora está muito presente na vida quotidiana da cidade. Se no seu dia-a-dia passa muitas horas no trânsito, trabalha em construção, com crianças ou em ambientes ruidosos, deve avaliar a sua audição anualmente porque é mais propenso a vir a sofrer de perda auditiva.
Fones de ouvido
No nosso novo mundo digital, os fones de ouvido tornaram-se num bem do quotidiano para muita gente. Com a pandemia, confinamento e o teletrabalho, a utilização dos fones aumentou significativamente. O problema é que o uso constante destes dispositivos prejudica a sua audição. Se utiliza fones regularmente, seja para lazer ou trabalho, deve avaliar a sua audição regularmente. Não se esqueça da regra dos 60-60: por cada 60 minutos que utilizar fones, deve descansar mais 60.
Prevenção acima de tudo
Estudos demonstram que o tratamento da perda auditiva é muito mais eficaz quando diagnosticada precocemente. Avaliar a sua audição anualmente permite-lhe detectar problemas auditivos cedo e começar a tratá-los antes que tenham consequências para a sua qualidade de vida.
Por todas estas razões, a nossa audição deve ser testada regularmente para prevenirmos o desenvolvimento de doenças e condições mais graves.
Se sentir algum sintoma de perda auditiva, contacte-nos!