Quatro hábitos que estão a prejudicar a sua audição
Algumas ações do nosso dia-a-dia poderão ser prejudiciais à sua saúde geral e, em especial, à sua saúde auditiva.
Se já estava à procura de motivos para abandonar alguns dos seus maus hábitos, leia este artigo e motive-se a melhorar a sua saúde auditiva.
Beber em excesso
Muitas pessoas pensam que o consumo excessivo de álcool afeta apenas o fígado. Porém, os especialistas em saúde auditiva acreditam que o álcool pode interferir na capacidade do cérebro de interpretar o som, especialmente sons nas frequências mais baixas, e criar um ambiente tóxico no próprio ouvido interno que prejudica as células da cóclea. Está comprovado que o córtex auditivo central do cérebro encolhe nas pessoas que bebem excessivamente, o que significa que o nervo responsável pelo processamento do som é afetado.
Tabagismo
O tabaco possui substâncias ototóxicas e que podem causar zumbido e danos à sua audição. Fumar não prejudica apenas a sua audição, mas também a de quem está próximo de si. Estudos mostraram que um grupo de adolescentes expostos ao fumo passivo tinham quase o dobro de probabilidade de sofrer perda auditiva de baixa frequência do que aqueles que não tinham exposição.
Não cuidar dos seus dentes
Deve estar a questionar a relação entre os seus dentes e os seus ouvidos. Talvez desconheça mas estão intimamente relacionados. Quando os seus dentes e gengivas estão saudáveis, a sua boca está livre das bactérias que podem causar infecções e inchaço. Quando estas bactérias orais entram na corrente sanguínea, podem causar inflamação e estreitamento das artérias e a má circulação é prejudicial à saúde auditiva.
Ignorar a perda auditiva
Por último, mas não menos importante, o terrível hábito de ignorar ou desvalorizar a perda auditiva. Muita gente vive anos com perda auditiva antes de procurar ajuda para o seu problema, em parte devido ao estigma de usar aparelhos auditivos. Infelizmente, essa desvalorização tem impacto negativo na saúde a longo prazo. A principal razão é que quando o seu cérebro não ouve durante muito tempo todos os ruídos que costumava ouvir, está em maior risco de declínio cognitivo, incluindo demência. Por essa razão, deve imediatamente dirigir-se a um profissional de saúde auditiva se suspeitar que tem perda auditiva.
Comece já hoje a melhorar a sua saúde auditiva. Abandone velhos hábitos que o estão a prejudicar e comece a sentir o prazer de ouvir!