A sua dieta pode estar a piorar o seu zumbido
O zumbido é um problema ainda algo desconhecido. Apesar de existirem evidências que apoiam uma relação entre o zumbido e a alimentação, muitas pessoas ainda desconhecem esta ligação.
Muitos pacientes relatam agravamento dos sintomas após o consumo de certos alimentos ou bebidas e melhorias com outros e os efeitos não são os mesmos para todos os pacientes. Por exemplo, grande parte dos pacientes com zumbido relatam agravamento do zumbido com o consumo de sal e cafeína.
No entanto, são muitas as pessoas que defendem que o sal as ajuda a abstrairem-se deste sintoma.
Já o álcool é consensual: sabe-se que de facto piora substancialmente os efeitos do zumbido.
Uma boa dica será manter um diário alimentar para registar os sintomas do zumbido. A melhor forma de determinar se um alimento está a agravar o seu zumbido é registar neste diário os efeitos sentidos após o seu consumo e se existem melhorias quando o retira da sua dieta. Pode ser um processo trabalhoso e que demora algum tempo até poder retirar conclusões mas vale a pena.
A British Tinnitus Association aconselha que um alimento suspeito de contribuir para o zumbido seja evitado por uma semana. Depois, deve ser reintroduzido para testar a sua relação com o zumbido.
A manutenção de um diário alimentar pode oferecer uma visão dos padrões alimentares e do zumbido, o que pode ou não revelar uma correlação. A partir das suas descobertas, poderá retirar da sua dieta os alimentos que o prejudicam ou acrescentar os que o ajudam com o zumbido.
Se sofre de zumbido, saiba que há tratamentos que o podem ajudar a gerir melhor este problema. A Acusis é especialista na Terapia do Zumbido, contacte-nos e comece já hoje a tratar da sua saúde auditiva.