Adotar hábitos saudáveis para o alívio do zumbido
O Zumbido, também conhecido por "Tinnitus" ou "Acufenos" pode definir-se como a sensação subjetiva de barulho na cabeça ou ouvidos da qual só o próprio se apercebe.
Os efeitos do zumbido podem ter graves perturbações na vida cotidiana do paciente. Quando acompanhado por perda auditiva, o zumbido torna-se ainda mais desagradável. No entanto, para além das terapias cognitivo-comportamentais que já abordámos noutras ocasiões, existe uma relação entre o alívio do zumbido e a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Existem muitas mudanças no estilo de vida que podem melhorar a qualidade de vida de pacientes com o zumbido. No entanto, tal como começar uma dieta, adotar hábitos de vida saudáveis nem sempre é fácil e é fácil protelar.
Os pacientes de zumbido muitas vezes demonstram uma resistência interna a realizar essas mudanças e pode faltar a motivação. A ausência de resultados imediatos nas terapias de zumbido também é responsável por esta procrastinação na adoção de hábitos saudáveis.
Uma dica que se pode revelar útil para ser consistente nos seus hábitos de vida saudável é representar graficamente as metas atingidas. Por exemplo, definir quantas horas do seu dia vai dedicar a exercício físico, a meditação, etc, e depois apontar num calendário em que dias cumpriu esses objetivos a que se propôs.
Isto vai oferecer ao paciente uma visão mais clara do seu progresso, o que o vai ajudar a manter mais motivado a continuar o seu caminho para uma vida saudável. De seguida, deixamos algumas dicas de hábitos de vida saudável que podem ajudar no alívio do zumbido.
- Seguir uma dieta saudável e equilibrada. Por exemplo, alguns estudos demonstram uma ligação entre o zumbido e a alimentação. Alimentos como o abacaxi, o alho e o mirtilo podem reduzir e aliviar a sensação de zumbido, enquanto que o álcool, o café e o sal comprovadamente aumentam a sensação e desconforto causado pelo tinnitus.
- Fazer exercício regularmente
- Evitar o consumo de tabaco e de álcool
- Reduzir a ansiedade e o stress. A meditação reduz o stress e ajuda os seus praticantes a abstrairem-se do que está em redor. Assim, pode ser útil para algumas pessoas deixarem de ter a perceção do zumbido.
- Evitar medicamentos otóxicos
- Manter-se ocupado
- Evitar o silêncio
- Utilizar protecção auditiva unicamente quando precisar