Como ajudar um ente querido que sofre de zumbido?
Assistir à luta de um ente querido que sofre de zumbido é especialmente difícil. O zumbido pode ser debilitante e trazer grandes mudanças à vida não só do paciente, mas também dos que o rodeiam.
O sentimento de impotência de quem não experiencia zumbido é mais um fator de tensão a acrescer ao sofrimento do paciente. Se tem um ente querido que sofre com tinnitus e não sabe como o ajudar, deixamos-lhe algumas dicas de como o pode auxiliar a lidar com o zumbido.
Paciência, Empatia e Compaixão
Lidar com as emoções de alguém que nos é querido que sofre com zumbido pode ser um processo complexo. É preciso que seja muito paciente e que tenha empatia para com o paciente. O grande problema do zumbido é ser uma doença invisível, que apenas o próprio experiencia. A ansiedade é um efeito secundário comum dos pacientes de zumbido, que têm dificuldades em concentrar-se, sofrem com a dificuldade de socialização, entre outros constrangimentos inerentes ao problema.
Como tal, deve ter em consideração o sofrimento do próximo e não desvalorizar o problema por não ter consciência dele.
Deve mostrar ao paciente que acredita nele e que compreende que a sua dor é real. Este tipo de apoio é essencial por parte da família e amigos mais próximos. O zumbido não é uma jornada fácil e pode existir uma resistência inicial para aceitar tentativas de ajuda. Procure conversar o mais possível e mostrar que a sua preocupação é normal e sinal de respeito e afeto.
Pesquise sobre o problema
Seja proativo e informe-se sobre o zumbido. Aprender o mais possível sobre o seu problema não só irá mostrar ao seu amigo ou familiar que se interessa pelo seu problema, como dar-lhe novo conhecimento sobre formas de o ajudar.
Aliviar o stress
O stress e a ansiedade são parte constante da vida dos pacientes de zumbido e, infelizmente, também o desencadeiam. Deve ajudar o seu ente querido que sofre de zumbido, procurando o relaxamento mental. Isto pode ser alcançado através de passatempos relaxantes, exercício físico, técnicas de respiração, aromaterapia, ou qualquer outra atividade que o seu ente querido desfrute.
O relaxamento físico é igualmente importante. O corpo humano tende a acumular o stress em forma de tensão muscular, o que causa dor e para muitos pacientes de tinnitus, aumenta a perceção do zumbido.
Barulho de fundo
Uma das estratégias mais comuns para lidar com o zumbido é “mascará-lo” com ruído de fundo. Se alguém de quem gosta está a ter dificuldade em lidar com o zumbido, encoraje-o a utilizar o ruído de fundo para bloquear o seu zumbido.
Mais importante que tudo o que foi referido, é a compreensão de que o zumbido é diferente de pessoa para pessoa, e que, como tal, as abordagens eficazes vão variar de paciente para paciente. Lidar com o zumbido não é fácil, nem para quem sofre do problema, nem para quem o rodeia. Com a abordagem certa e a mente aberta é possível tornar a vida depois do diagnóstico muito mais prazerosa.