Como lidar com a frustração do diagnóstico de zumbido
Finalmente decidiu avaliar um problema que o incomodava há muito e recebeu o diagnóstico de zumbido? Não é o fim do mundo. O zumbido é um problema cada vez mais comum e felizmente cada vez mais compreendido pela comunidade de saúde e pela sociedade em geral.
Sabemos que é frustrante sofrer com um problema de que apenas o próprio se apercebe. Os seus amigos e familiares não têm a capacidade de ouvir e compreender profundamente o seu zumbido, mas com certeza querem ajudá-lo a ultrapassar o problema e a frustração inicial que acompanha o diagnóstico.
Como certamente já sabe, não existe cura para o zumbido. Porém, é possível treinar o seu cérebro para deixar de o ouvir, como faz com outros ruídos de fundo num processo mental a que se chama habituação.
Muitas vezes temos tendência a verificar se o zumbido está mais alto e isto faz com que a perceção de zumbido fique ainda pior. O facto de estarmos concentrados no zumbido acaba por gerar pensamentos negativos que pioram o problema. Depois, ao tentar ignorar o som, raramente somos bem sucedidos.
Para aliviar o seu zumbido, poderá beneficiar de diferentes técnicas:
- Sons de relaxamento
- Meditação
- Atividades relaxantes e passatempos divertidos
- Passar tempo com amigos e família
- Técnicas de respiração
- Banhos quentes, saunas
- Exercício
Por último, o zumbido é um problema auditivo bastante comum e, como tal, existe na internet muita informação a respeito deste sintoma. Porém, a perceção de zumbido de cada paciente é extremamente variável, o que significa que todos experienciam o problema de forma diferente. Como tal, pesquisar sobre o zumbido não só pode fazê-lo encontrar informação que não se adequa ao seu caso, como pode efetivamente piorar o seu problema de zumbido pela ansiedade que gera. O ciclo vicioso do zumbido começa com o medo e nada amplifica mais os medos do que o Google.
Lembre-se que há sempre esperança e a possibilidade de melhorar a sua qualidade de vida, mesmo que não seja imediatamente. Escolha em conjunto com o seu profissional de saúde uma estratégia de tratamento, comprometa-se com o processo e comece hoje mesmo a melhorar a sua qualidade de vida.