Como os aparelhos auditivos também podem ajudar o zumbido
Os profissionais especialistas em audição, por vezes, recomendam aparelhos auditivos a pessoas que sofrem de perda auditiva e que sofrem de zumbido como consequência. A razão pela qual os aparelhos auditivos também podem ajudar no zumbido pode não ser óbvia para muita gente.
Hoje, vamos explicar os princípios básicos.
Zumbido e perda auditiva
Primeiramente é importante entender que nem toda a gente que sofre de zumbido, sofre também de perda de audição. Embora seja uma combinação relativamente comum, há muitas pessoas com audição normal que também sofrem de zumbido. No entanto, se tiver episódios regulares de zumbido, é recomendado que avalie também a sua audição.
Então, como é que os aparelhos auditivos ajudam com o zumbido? A relação existe porque, quando se começa a perder a audição, o zumbido surge por privação do som. Ao perder a audição, os pacientes ouvem menos ruído de fundo, o que exacerba o volume da sensação de zumbido nos ouvidos. Assim, utilizar um aparelho auditivo amplifica os ruídos de fundo, o que, por sua vez, permite ao utilizador concentrar-se nesses sons, em vez dos que são produzidos pela sua condição de zumbido.
Por último, alguns aparelhos auditivos mais modernos podem ainda produzir sons artificiais com o objetivo de "diminuir" os sintomas do zumbido.
A Acusis é especialista no tratamento do zumbido. No final do tratamento, os nossos pacientes conseguem por eles próprios e de forma natural controlar o seu zumbido sem ajuda. Nessa altura, pode-se então considerar que a terapia atingiu o seu objectivo.