Como prevenir o zumbido ao andar de avião
O zumbido é um problema auditivo cada vez mais comum. Quem sofre de zumbido sente inicialmente um decréscimo na sua qualidade de vida mas com o passar do tempo e as estratégias certas poderá viver com qualidade sem que o zumbido atrapalhe.
Um dos contextos em que o zumbido poderá ser mais problemático são as viagens de avião. Quem sofre de zumbido provavelmente já reparou que o zumbido piora com os vôos. Hoje, explicamos-lhe a relação entre as viagens de avião e o zumbido.
A grande razão que faz com que o zumbido piore durante as viagens de avião são as alterações na pressão do ar. Estas oscilações de pressão podem causar tensão no ouvido médio e no tímpano causando zumbido, desconforto e uma sensação de “abafamento” dos sons.
Para além disso, os aviões são muito ruidosos, apesar de nem sempre nos apercebermos. Estudos demonstram que o ruído médio na cabine de um avião comercial é de 85 decibéis. O ruído associado às diferenças de pressão experienciados durante um voo faz com que os pacientes com zumbido sintam sintomas exacerbados.
Outro fator a ter em conta é a sensação de “estalo” dos ouvidos ao descolar e aterrar. Essa sensação de estalo normalmente acontece devido ao funcionamento normal da Trompa de Eustáquio. Para equalizar a pressão dentro do ouvido médio, a trompa de Eustáquio liberta uma bolha de ar. Se a tuba auditiva não for capaz de igualar a pressão, a membrana fina do tímpano será esticada de maneira não natural devido ao vácuo criado dentro do ouvido interno. Isso pode distorcer os sons, causando zumbido, e ser doloroso.
Algumas dicas que o poderão ajudar a lidar com o zumbido durante as viagens de avião:
- Usar protetores de ouvidos ou auscultadores com cancelamento de ruído;
- Não utilizar tampões de ouvidos, pois podem piorar os sintomas do zumbido;
- Optar por marcar lugares longe dos motores;
- Bocejar e engolir durante a subida e descida. Isto ajuda a abrir as trompas de Eustáquio, permitindo lidar melhor com a pressão;
- Tentar sempre que possível evitar voar se estiver constipado, pois doenças como constipações e gripes podem bloquear as suas trompas de Eustáquio.
Se sofre de zumbido, tente seguir estas dicas de forma a sofrer o mínimo possível durante as suas viagens de avião. Se sentir desconforto durante mais do que umas horas após um voo, consulte um profissional da audição.