Entenda a relação entre zumbidos e os distúrbios do sono
O zumbido é, usualmente, mais evidente nos períodos de silêncio e, por isso, pode estar diretamente ligado com os distúrbios do sono.
Durante a noite, nas horas de descanso, os zumbidos podem ter uma maior expressão por não haver outro som que se sobreponha. Esta situação pode ser bastante perturbadora, afetando o descanso necessário do cérebro.
Como se sabe, o zumbido é um sintoma, geralmente da perda de audição, que faz com que escutemos sons sem que haja estímulo externo. Ou seja, uma espécie de ilusão auditiva que apenas nós conseguimos ouvir.
De que forma o zumbido afeta o sono?
Pela falta de descanso ou a dificuldade em silenciar o zumbido, este pode levar a níveis elevados de stress e ansiedade. Pelo facto de o zumbido estar presente nos momentos de mais silêncio, durante o sono e ao acordar, dormir pode ser um desafio elevando os níveis de ansiedade.
Em efeito bola de neve, a ansiedade dificulta ainda mais o processo de adormecer. Mas, apesar de não haver cura, o zumbido pode ser tratado.
Como amenizar o zumbido?
Existem algumas formas de quebrar este ciclo e amenizar os zumbidos. Pode recorrer a técnicas de relaxamento como o ioga ou a músicas calmas para tentar mascarar o som. Outro truque muito usado é dormir com algum ruído de fundo. O aparelho auditivo pode ser também uma solução, uma vez que os zumbidos estão, em 90% dos casos, associados à perda de audição.
Pode, também, aliviar os zumbidos mantendo uma dieta saudável, fazendo exercício regularmente ou evitando o consumo de tabaco e de álcool.
Se se sentir preso e quiser ter mais qualidade de vida, pode experimentar a Terapia de Zumbido da Acusis. Baseada na "Tinittus Retraining Therapy" (TRT), esta técnica de terapia cognitivo-comportamental e sonora utiliza sessões de aconselhamento personalizado e aprendizagem de técnicas de relaxamento.