Início do Verão: como evitar o zumbido este Verão
Com a chegada do Verão, chegam os mergulhos na piscina e no mar e as festas, e com tudo isto, algumas dificuldades para quem sofre de zumbido nos ouvidos.
Por outro lado, se a sua audição é saudável, deve procurar mantê-la assim, evitando lesões que podem provocar zumbido e/ou perda auditiva.
Se sofre de zumbido deve ter especial cuidado com a exposição prolongada à água de piscina ou do mar. A pele do ouvido é muito fina e sensível e a água pode provocar microfissuras e como consequência, infeções, causando ou piorando o zumbido. Se entrar água no ouvido, deite-se de lado e deixe a água sair naturalmente. Não coloque nenhum tipo de líquido no ouvido nem tente limpar com cotonetes. Estas práticas podem levar a lesões auriculares graves.
Por outro lado, o Verão traz também as festas, os sunsets na praia e alguns excessos. As bebidas alcóolicas e o fumo do tabaco comprometem a oxigenação pela microcirculação do ouvido, causando ou piorando o zumbido e perda auditiva. Beber com moderação e evitar o tabagismo é essencial para uma boa saúde auditiva.
A exposição ao som alto da música das festas é uma das principais causas de zumbido no ouvido, principalmente entre os jovens. Procure posicionar-se longe das colunas nas festas e descansar os ouvidos do barulho por 10 minutos a cada hora.
Aproveite o Verão da melhor forma e mantenha a sua audição intacta, seja proativo com a sua saúde auditiva.