Ir ao dentista quando se sofre de zumbido: um guia de “sobrevivência”
Para quem sofre de zumbido, uma ida ao dentista pode não ser a mais agradável das experiências. Os tratamentos odontológicos geralmente envolvem ferramentas ruidosas e manter o maxilar aberto por um longo período de tempo, o que pode piorar o zumbido.
Apesar de não ser possível evitar a utilização de ferramentas nalgumas técnicas de tratamento, pode e deve começar por informar o seu dentista do seu problema. As ferramentas de limpeza ultrassónicas transmitem o som dos ossos do crânio diretamente até ao ouvido interno, por isso tente que o seu dentista as evite sempre que possível e opte por ferramentas manuais.
Outro pedido que pode fazer ao seu dentista é que avance com calma. Ao utilizar brocas, por exemplo, o seu dentista deverá perfurar os seus dentes em rajadas curtas de alguns segundos, fazendo pausas. Isto irá ajudar a compensar o impacto e a intensidade do ruído da broca.
Outra dica é que divida os procedimentos em várias consultas. Isto nem sempre será possível mas pode perguntar, especialmente se precisar de tratar vários problemas.
Durante as suas consultas no dentista opte por usar fones (não confundir com tampões de ouvidos). Os fones serão úteis para mascarar o som, tornando-o mais fácil de suportar com recurso a música ou sons da natureza.
Agora que já sabe como tornar as suas idas ao dentista mais fáceis marque a sua consulta sem medos!