Mindfulness pode ajudar com o zumbido
O Zumbido, também conhecido por "Tinnitus" pode definir-se como a sensação subjetiva de barulho na cabeça ou ouvidos da qual só o próprio se apercebe. Os efeitos do zumbido podem ter graves perturbações na vida cotidiana do paciente. O tratamento do zumbido pode ser um desafio para as equipas médicas e também para os indivíduos, pois muitas vezes apresentam quadros de ansiedade, desgaste emocional e depressão.
Atualmente, várias terapias alternativas têm demonstrado resultados no tratamento do zumbido. A Mindfulness é uma dessas terapias que, associada à Terapia Cognitivo-Comportamental, pode auxiliar na gestão do zumbido.
A Mindfulness pode ser definida como a capacidade de estar totalmente presente e consciente do ser e estar, resultando num estado de espírito tranquilo e consciente. Estudos recentes demonstram que treinar o cérebro para estar num estado de Mindfulness pode mesmo remodelar as estruturas físicas do cérebro humano. O estado de Mindfulness pode ser atingido, por exemplo, através da meditação. A meditação reduz o stress e ajuda os seus praticantes a abstrairem-se do que está em redor. Assim, pode ser útil para algumas pessoas deixarem de ter a perceção do zumbido. Ao praticar meditação, um indivíduo aprende a concentrar-se num “objeto” específico, por exemplo, na respiração. Quaisquer outros elementos deixam de ser o foco.
A meditação apoiada numa abordagem de Mindfulness permite ao indivíduo parar, reduzir o stress e treinar o seu cérebro para se concentrar em si mesmo ao invés do zumbido, permanecendo num estado calmo em todos os momentos.
Os especialistas acreditam que existe uma relação direta entre o alívio do zumbido e a Mindfulness, mostrando que pode ser usada com sucesso no controlo dos sintomas do zumbido. Quando complementada com outras abordagens como a já mundialmente aceite Terapia Cognitivo-Comportamental, poderá ser uma resposta para muitos pacientes que sofrem de zumbido.