Sofro de zumbido, isto quer dizer que também sofro de perda auditiva?
O zumbido e a perda auditiva estão ligados? O Zumbido, também conhecido por "Tinnitus" ou "Acufenos" pode definir-se como a sensação subjetiva de barulho na cabeça ou ouvidos da qual só o próprio se apercebe.
Os efeitos do zumbido podem ter graves perturbações na vida cotidiana do paciente. Apesar de não acontecer sempre, a maior parte dos pacientes de zumbido apresentam também perda auditiva. Mais de 80% das pessoas com zumbido também podem apresentar algum grau de perda de audição. No entanto, muitos dos pacientes não se apercebem que têm perda de audição. Felizmente, os especialistas são capazes de tratar ambas as condições com aparelhos auditivos, terapias cognitivo-comportamentais e outras técnicas eficazes no alívio do zumbido.
Ou seja, quem sofre de zumbido não tem garantidamente perda auditiva, mas acontece na grande maioria dos casos, sendo o zumbido uma consequência da perda auditiva.
Após o diagnóstico do Zumbido, a Acusis prescreve o tratamento mais adequado para cada caso. A Terapia de Zumbido da Acusis é baseada na "Tinnitus Retraining Therapy" (TRT), que auxilia os pacientes que sofrem de zumbido a controlá-lo e geri-lo, através de terapias cognitivo-comportamentais e sonoras.
Através de sessões de aconselhamento personalizado e aprendizagem de técnicas de relaxamento, terá mais qualidade de vida.
O tratamento de zumbido tem duração de dois anos. Depois do tratamento, os pacientes conseguem controlar o seu zumbido de forma natural.