Tipos de zumbidos e como os identificar
O zumbido, ou tinnitus, é uma condição muito comum mas diferente de pessoa para pessoa, uma vez que é uma perceção subjetiva. Este pode aparecer como um zumbido, estalos, cliques ou mesmo apitos nas nossas orelhas. A frequência e a intensidade deste zumbido também pode variar durante todo o dia.
Até hoje foram identificados vários tipos de tinnitus. No entanto, podemos considerar que existem 4 grandes tipos de zumbido:
Tinnitus subjetivo
O tinnitus subjetivo é o tipo de zumbido mais comum. Normalmente é causado por exposição a altos níveis de ruído. Este varia a intensidade e pode aparecer ocasionalmente, sem intervalos regulares.
Quando se torna intenso, pode dificultar bastante a vida de quem o experiencia, podendo em casos extremos ser incapacitante.
Tinnitus sensorial
Este tipo de zumbido é por vezes considerado um efeito colateral de um sistema auditivo danificado. Mesmo se qualificado como um tipo de zumbido independente, este é na verdade uma forma de zumbido subjetivo.
Pode ser causado por vários distúrbios auditivos que mudam a maneira como o nosso cérebro processa o som.
Este tipo de tinnitus pode se sentir, pois é neurológico e não causado por um fator externo ou pelo tímpano.
Zumbido somático
O zumbido somático, ou zumbido condutor, está relacionado com o movimento físico e o toque. Entre as principais causas, destacam-se os espasmos musculares na orelha ou no pescoço.
Este tipo de zumbido pode também estar relacionado com problemas dentários.
Objetivo de zumbido
Este tipo de zumbido é o mais raro e o único que pode ser ouvido por um observador externo, normalmente equipado com um estetoscópio. Este zumbido está também regularmente em sintonia com os batimentos cardíacos.
Como identificar os diferentes tipos de zumbidos?
De acordo com as descrições acima, pode fazer um auto-diagnóstico inicial mas recomendamos em qualquer dos casos uma ida ao profissional de saúde auditiva.. Ao detetar a existência de um zumbido, deve consultar um profissional, que procederá a uma avaliação para lhe dar um diagnóstico oficial, e caso necessário, lhe aconselhará os tratamentos que deverá fazer.
A existência de zumbido ou tinnitus pode por vezes ser ignorada, provocando o agravamento do problema auditivo. Caso apresente sintomas de zumbido auditivo, contacte-nos.