Zumbido

ZUMBIDO

O Zumbido, também conhecido por "Tinnitus" ou "Acufenos" pode definir-se como a sensação subjetiva de barulho na cabeça ou ouvidos da qual só o próprio se apercebe.
Os efeitos do zumbido podem ter graves perturbações na vida cotidiana do paciente. Apesar de não acontecer sempre, a maior parte dos pacientes de zumbido apresentam também perda auditiva.

Como tratar?

Após o diagnóstico do Zumbido, prescrevemos o tratamento mais adequado para cada caso. A Terapia de Zumbido da Acusis é baseada na "Tinittus Retraining Therapy" (TRT), que auxilia os pacientes que sofrem de zumbido a controlá-lo e geri-lo, através de terapias cognitivo-comportamentais e sonoras. Através de sessões de aconselhamento personalizado e aprendizagem de técnicas de relaxamento, terá mais qualidade de vida. O tratamento de zumbido tem duração de dois anos. Depois do tratamento, os pacientes conseguem controlar o seu zumbido de forma natural.

Perguntas frequentes

Porque é que, por vezes, quando estou em presença de barulho, fico com um apito nos ouvidos?
Porque é que algumas pessoas se sentem tão incomodadas pelo zumbido e outras não?

Nessas situações, está em causa o sistema nervoso, que analisa o sinal, atribuindo maior ou menor importância ao zumbido.

Qual é o objetivo final do tratamento do zumbido?

O objetivo final do tratamento do zumbido é esquecer-se que o zumbido existe. Todos os sistemas sensoriais são susceptíveis a uma habituação. Um exemplo disso é quando usamos um perfume e, passado algum tempo, já não nos apercebemos do seu aroma. Este é um fenómeno de habituação que corresponde à atenuação ou desaparecimento de uma percepção.

Com o tratamento Acusis, o mesmo acontecerá com o zumbido: deixará de o sentir.

Precisa de ajuda?

Envie-nos uma mensagem.