O que causa o zumbido nos ouvidos?
O Zumbido, também conhecido por "Tinnitus" ou "Acufenos" pode definir-se como a sensação subjetiva de barulho na cabeça ou ouvidos da qual só o próprio se apercebe.
Os efeitos do zumbido podem ter graves perturbações na vida cotidiana do paciente. Apesar de não acontecer sempre, a maior parte dos pacientes de zumbido apresentam também perda auditiva.
Após o diagnóstico do Zumbido, prescrevemos o tratamento mais adequado para cada caso. A Terapia de Zumbido da Acusis é baseada na "Tinittus Retraining Therapy" (TRT), que auxilia os pacientes que sofrem de zumbido a controlá-lo e geri-lo, através de terapias cognitivo-comportamentais e sonoras. Através de sessões de aconselhamento personalizado e aprendizagem de técnicas de relaxamento, terá mais qualidade de vida. O tratamento de zumbido tem duração de dois anos. Depois do tratamento, os pacientes conseguem controlar o seu zumbido de forma natural.
Existem várias teorias neurofisiológicas sobre como é produzido o tinnitus e a sua origem. No entanto, nenhuma delas foiprovada de forma definitiva. As causas do tinnitus/acufenos são variadas e podem incluir as seguintes:
Normalmente, o nosso tratamento de Zumbido tem 2 anos de duração. Durante esse período, os nossos pacientes são acompanhados periodicamente de forma personalizada. No final do tratamento, conseguem por eles próprios e de forma natural controlar o seu zumbido sem ajuda. Nessa altura, pode-se então considerar que a terapia atingiu o seu objectivo. É sempre recomendado que o paciente continue a avaliar a sua capacidade auditiva pelo menos 1 vez por ano.
Todo e qualquer tipo de zumbido que sentir no seu ouvido pode ser um sinal de alerta. Lembre-se da última vez que foi a uma discoteca, a uma exibição de fogos de artifício ou ouviu música excessivamente alta durante muito tempo. Recorda-se de uma sensação de zumbido logo depois de ter estado exposto a esses ruídos? Sentiu algo como um preenchimento nos ouvidos, os barulhos à sua volta foram abafados e substituídos por um zumbido constante, como se os seus ouvidos estivessem a reclamar da agressão que sofreu em forma de grito.
De alguma maneira, estavam. Se eles não “gritassem” avisando que aquela exposição lhes fez mal, não teria como saber que não devería expô-los novamente a ruídos de intensidade semelhante. Por isso, o zumbido serve de alerta para que todos nós saibamos os limites de volume do som aos quais devemos obedecer em prol da nossa saúde auditiva.
Nessas situações, está em causa o sistema nervoso, que analisa o sinal, atribuindo maior ou menor importância ao zumbido.
O objetivo final do tratamento do zumbido é esquecer-se que o zumbido existe. Todos os sistemas sensoriais são susceptíveis a uma habituação. Um exemplo disso é quando usamos um perfume e, passado algum tempo, já não nos apercebemos do seu aroma. Este é um fenómeno de habituação que corresponde à atenuação ou desaparecimento de uma percepção.
Com o tratamento Acusis, o mesmo acontecerá com o zumbido: deixará de o sentir.