Como é que o zumbido afeta o sono e como o posso amenizar?
A falta de um sono de qualidade é muito prejudicial para a saúde geral do ser humano. Uma das grandes causas para a privação de um sono relaxante é a insónia e, por sua vez, uma das grandes causas de insónia é o zumbido.
Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de zumbido, o que os prejudica na hora de descansar. Neste artigo, explicamos como o zumbido afeta o sono e damos-lhe a conhecer algumas dicas para amenizar o problema e dormir melhor.
O zumbido é uma perceção de som sentida quando não existe fonte externa de ruído. A intensidade e o ruído variam de pessoa para pessoa, mas regra geral, a sensação de zumbido piora à noite, quando há menos ruído externo. Essa perturbação na audição gera grandes dificuldades na hora de dormir, dando origem à insónia que os pacientes de zumbido tão bem conhecem.
Algumas práticas podem amenizar o zumbido, nomeadamente o exercício físico, evitar o silêncio total, utilizar aparelho auditivo, entre outras. Evitar o consumo de cafeína e a realização de atividades estimulantes antes de dormir irá ajudá-lo a não despertar demais.
Por último, recorrer a aparelhos de enriquecimento sonoro que reproduzam sons relaxantes (ondas, vento, cascatas…) irá ajudá-lo a abstrair-se do zumbido.
Não existe uma cura para o zumbido mas graças a algumas terapias cognitivo-comportamentais e sonoras, os pacientes passam a conseguir controlar e gerir o seu zumbido.